
20 ago Entrevista com 1-800-RUDEBOY: Explorando o Mundo do KPOP com um Toque Rude
No dia 17 de julho, NCT Dream fez seu comeback com o terceiro full álbum, intitulado ‘ISTJ’. Com 10 músicas únicas, os 7Dreams encantaram mais uma vez, não só com a música título, que leva o mesmo nome do álbum, mas também com as b-sides que exploraram diversas faces dos nossos meninos.
Mas hoje nó vamos falar de uma faixa específica. E não é só isso! Vamos explorar o behind da produção de uma faixa que chocou os nctzens. Sim, estamos falando de SOS!
A NeocityV conversou exclusivamente com o produtor 1-800-rudeboy, batizado carinhosamente por nossa equipe como Bruno, responsável por escrever e produzir a faixa elétrica e viciante que se tornou a favorita de muitos fãs, afinal a música é bastante diferente do esperado pela unit e por uma produção do K-Pop no geral.
Nesta emocionante entrevista em vídeo, mergulhamos no mundo do KPOP com RudeBoy, um talentoso produtor musical de Los Angeles, cuja jornada recente no gênero o levou a criar sua primeira música no K-POP, “SOS”. Aos 29 anos, RudeBoy nos guia através de sua trajetória musical, suas influências e sua perspectiva única sobre a indústria do entretenimento coreano.
Descobrindo o Alter Ego RudeBoy:
RudeBoy, cujo alter ego é 1-800-rudeboy, compartilhou que, apesar do nome “RudeBoy” (Garoto Rude), ele é na verdade uma pessoa amigável e gentil. Ele explicou que esse nome é uma espécie de alter ego, representando sua abordagem única na criação de músicas – um estilo rude, mas com um toque amigável. (Assim como para Taeyong e sua tatuagem com o mesmo nome).
Sua Música:
RudeBoy possui uma música em seu próprio nome chamada ‘Showtime’, criada há três anos. Na época, ele trabalhava para uma empresa e produzia sons para televisão, cinema e esse tipo de coisa. Então, quando fez essa música, pensou: na verdade, essa é boa, então vou colocar ela sob meu próprio nome!
Raízes Musicais e o Caminho até o KPOP:
O produtor falou de suas origens musicais, destacando que sua família que já estava imersa no mundo da música. No entanto, foi seu irmão Miles que o inspirou a entrar no cenário musical. Desde cedo, ele começou a produzir batidas e faixas completas aos 14 anos, explorando gêneros como hip hop e EDM.
No entanto, em certo ponto, ele se viu sem saída. Apesar de já ter tentado diversas abordagens diferentes, sentia que sua música não se encaixava na América do Norte e nada parecia dar certo, ele não estava fazendo dinheiro. Pensava em desistir da carreira de produtor quando uma reviravolta inesperada o levou a receber um convite do amigo Jordan para participar do acampamento de música da SM Entertainment na Coreia do Sul, abrindo as portas para sua incursão no K-POP.
Jordan o convenceu de que sua música era perfeita para a Coreia.
Produzir na Coreia do Sul:
Ao aceitar o convite do amigo, RudeBoy tinha uma coisa em mente: ‘Vou me esforçar o máximo que eu puder. E produzir as coisas mais doidas. Ou eles vão gostar, ou eles nunca mais vão me convidar’ e ao trabalhar em ‘SOS’ no camp, todo mundo amou e agora a música foi lançada por um dos maiores grupos da Coreia.
Ele agora definitivamente não vai mais da música! RudeBoy também acredita que eventualmente continuará a fazer K-Pop, mas quando tiver um pouco de tempo livre, usará todos os ótimos escritores e produtores que conheceu durante o caminho para o ajudarem a fazer algo também incrível, seu.
Contou também que, diferente do que muitos acreditam, a maioria dos escritores e produtores não conhecem os artistas no geral para quem trabalham, a não ser que eles estejam no SM Camp. Quando isso acontece, os artistas sempre os cumprimentam e são super legais, inclusive enviam álbuns autografados.
Admirando a Coragem do NCT:
RudeBoy elogiou a ousadia do NCT, destacando que o grupo não tem medo de experimentar coisas novas. Ele encontrou afinidade com essa abordagem, já que suas criações musicais também são conhecidas por serem “estranhas”, e isso era o que lhe causava preocupações enquanto produzia em Los Angeles. Essa disposição do NCT para explorar novos horizontes ressoa com RudeBoy e sua música.
A Introdução ao KPOP:
Ele confessou que antes desse trabalho, não tinha um conhecimento prévio sobre o K-Pop, muito menos sobre NCT. Até então, ele não sabia também sobre as units, então a primeira música que ouviu foi ‘2Baddies‘ do NCT 127. Com o tempo que começou a entender sobre as sub-unidades.
Uma Criação Única no KPOP:
RudeBoy explicou que, intencionalmente, não se aprofundou demais no conhecimento sobre o KPOP para manter uma perspectiva fresca e inovadora. No início, eles recebem um briefings sobre que tipo de música cada grupo está buscando, então ele nunca escreveu uma música pensando que o NCT DREAM iria cantá-la. Ele acredita que o quanto menos se prendesse ao que cada grupo estava buscando, poderia criar algo totalmente inovador e autêncio.
Relembrou também de uma história na qual pessoas vinham na sua sala de estúdio e perguntavam para quem estávamos trabalhando hoje? E ele respondia que estavam trabalhando para eles mesmos.
Bridge No Final?
RudeBoy: Então, eu acho que todo beat que faço, toda música que eu trabalho, eu meio que vejo elas como um filme. Quando eu estou fazendo a batida, já consigo ver o MV, por isso que a intro (de SOS) parece um filme que você vê no cinema. Queríamos que tudo fosse como uma montanha-russa, com super altos e baixos.
Nós na verdade nos esquecemos de fazer o bridge, e a gente ficou tipo ‘Oh, toda música de K-Pop precisa de um bridge! Precisamos fazer!”. Então a gente colocou no final, e pensamos em colocar um outro refrão depois disso. Mas soou tão… Parecia tipo uma orquestra, quando eles fazem tipo “tum nam nam” e então ‘WOOF’ e acaba. Queríamos esse enorme final para deixar todo mundo o0o tipo ‘O que acabou de acontecer?’.
E os fãs querem uma parte 2 desse final, e eu também amaria isso, mas deixa um espaço aberto para isso, é tipo de uma tela de “continuação” sabe?
SOS Terá Uma Continuação?
RudeBoy: Os fãs querem uma parte 2 desse final, e eu também amaria isso, mas deixa um espaço aberto para isso, é tipo de uma tela de “continuação” sabe? É loucura, tipo, eu sinto que significa mais terminar assim, porque você espera que (a música) volte, mas acaba e você fica tipo ‘Meu Deus, o que aconteceu?’. Esse é o real ‘SOS’, sabe? Tipo ‘Me salve’.
A Versão Final Te Agradou?
RudeBoy: A parte do processo (de gravação), como eu disse, nós não ficamos no estúdio com eles, mas nós definitivamente fizemos muitos ajustes, mixagens e tudo mais quando chegamos em casa. Eles na verdade não fizeram muitas adições, as maiores foram tipo ‘Oh, talvez, tente um pouco esta melodia’ ou ‘Coisas Aqui’ apenas coisas bem simples.
Ficamos (RudeBoy, Jordain e seus amigos) por mais ou menos seis dias na Coreia. Tivemos um dia de descanso, no qual festejamos, nos divertimos e apresentamos nossos A&R (artista e repertório). Nos dias restantes, trabalhmos na música. Inclusive, SOS foi a segunda música que fizemos no Camp.
Tivemos muita sorte, porque a maioria das pessoas passam por todo o processo de oito ou mais revisões, mas nós tivemos apenas duas, e eu acho que posso falar por todo mundo, tipo os escritores e o pessoal, que ficamos muito animados com a forma que a música saiu. Eu não poderia deixar de tentar imaginar como as vozes iriam sair, porque você escuta a demo e fica tipo ‘Uau, então era assim que soava’. Então, o que quer que eles enviem, desde que fique incrível, eu estarei feliz.
Qual Sua Parte Favorita?
RudeBoy: Estou realmente animado que todo mundo tenta coisas diferentes com as vozes deles. As pessoas amam os sussurros e tal. É legal ter as pessoas fora da sua zona de conforto, sabe?
(Sobre os sussurros) É engraçado porque ele parece ser o mais gentil, o garoto mais doce, mas ele é o Jisung, que tem a voz mais grossa, e todo mundo ficou impressionado. Honestamente, eu acho que todo mundo arrasou. Acima de tudo, soa muito bom. É um ótimo pacote.
Acho que a única coisa que iria me incomodar seria algo destoasse muito , mas acho que ficou tudo muito suave, sabe? Eles fizeram um bom trabalho em como organizaram os membros, decidindo quem canta o que. Eu amei isso. Os sussuros.. Os dois sussurros… E o final… Eles eles foram loucos com o final…
4 Milhões de Cópias Vendidas!
RudeBoy admitiu ter ficado muito confuso quando, às duas horas da manhã, seu gerente lhe enviou o link de um artigo que dizia que o NCT DREAM tinha quebrado o recorde com 4 milhões de cópias vendidas com o álbum ‘ISTJ’ e apenas uma mensagem, que dizia ‘Olhe!’.
Era muito tarde, e ele não poderia ligar para ninguém, então ele ficou no quarto, surtando sozinho. No dia seguinte, ele ligou sem falta para todo mundo! Contou a novidade para seu irmão mais novo, todo o restante da família e para os outros escritores.
Ele estavam todos muito animados, e disse que foi um sentimento incrível. Sentiu-se tão abençoado, honrado e animado que atualmente cogita encomendar uma placa!
Coreografia Especial!
RudeBoy: Eu não acreditei que ele (Renjun) apenas levantou (no showcase) e fez uma coreografia (para SOS). Uma tão boa mas que também é fácil para as pessoas aprenderem, mas ele fez perfeitamente para o Tik Tok, apenas dançando por acidente. O que é louco.
Eu não tinha nenhuma coreografia em mente, mas eu acho que toda faixa que eu trabalho pode ser dançante, por que mesmo se ela for lenta ou rápida. Eu gosto de fazer minhas batidas com bastante movimento forte, então eu quero que todo mundo se mexa, mesmo se estiverem chorando, sabe?
Mas eu não danço, então eu não tenho uma coreografia. Eu nunca pensei que nenhuma dessas coisas de K-Pop poderiam fazer isso. Eu nunca pensei que S.O.S seria um sucesso no Tik Tok, eu achei que seria algo que as pessoas, tipo os fãs, amariam ou odiariam, apenas por ser diferente. Eu pensei que as pessoas achariam que era especial, tipo, todo mudo estaria sentado, sentindo a música, se mexendo, mas no fim essa foi a música que ele teve que se levantar, e eu acho que foi isso que a fez especial.
Para os NCTzens:
RudeBoy: Eu realmente amo os fãs do NCT. Não sabia que todos vocês eram tão legais. E vocês fazem suas pesquisas! É incrível por que eu costumava ter 75 curtidas e nenhum comentário nas publicações, e (do nada) eu tive centenas de comentários e mil e alguma coisa de curtidas. Eu amei. Tenho tentado responder todas as DMs e comentários dos fãs. Amo a energia que todo mundo traz ao meu redor.
Para (Futuros ou Atuais) Produtores:
RudeBoy: Como eu disse, eu tenho 29 anos e consegui um contrato quando eu tinha 28, apesar de ter começado a fazer música quando eu tinha 14 anos. Eentão, não pare de fazer música. Se isso é o que você quer fazer, então continue fazendo.
Por exemplo, o primeiro álbum do Jay-z foi quando ele tinha 27 anos, então, você sabe, isso leva tempo. Eu penso que se você se cercar de boas pessoas, sempre estiver aprendendo, manter cercado de pessoas que são melhores que você e continuar tentando subir, então você conseguirá, sabe? Você será capaz de fazer música. E se vocês tiverem dúvidas sobre produção, podem me enviar DM, você pode me perguntar. Se eu tiver tempo, posso ter dar feedback nas suas faixas. Minha DM está sempre aberta.
Essa entrevista nos levou a uma viagem fascinante pelo mundo do KPOP através dos olhos e da experiência única de RudeBoy. Sua abordagem refrescante para a criação musical no KPOP, sua disposição de experimentar o novo e sua determinação em manter-se autêntico contribuem para sua jornada musical notável. “SOS” é apenas o começo de sua jornada no KPOP, e mal podemos esperar para ver o que ele trará em seguida!
Assista a entrevista completa aqui!
Siga RudeBoy no Instagram aqui.